Sobre nós

Minha foto
Simonésia, MG, Brazil
Dinâmica, espontânea, agitada. Baiana, 26 anos, casada, graduada em Relações Públicas. Atualmente sou dona de casa e concurseira (aprovada aguardando convocação). Tento ter um estilo de vida saudável com alimentação balanceada e muita atividade física. O blog é pra falar da experiência de ser saudável quando muitas pessoas confundem isso com ser refém da "ditadura da beleza".

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Chá de cozinha ou chá de lingerie? Já sei! Chá de sumiço

Ei gente! Sumi não foi?
Nossa, passei o fim de semana trabalhando e resolvendo coisas do trabalho. Depois aproveitei pra descansar um pouco e acabei não atualizando o blog. Mas venho hoje com um tema bastante discutido quando se trata de casamento e é algo que tá me deixando em duvida: Chá de cozinha e lingerie. Fazer ou não fazer?

A discussão começa quando eu penso:
Quem organiza essas coisas é a noiva,  mãe da noiva ou as amigas?
Será que a pessoa não se sente "obrigada" a participar do chá?
Se fizer chá, coloco presentinhos básicos ou todos os itens necessários para montar uma casa?
Se eu fizer chá, ainda tenho que manter a lista de presentes nas lojas?

Olhando por aí eu vi que a maioria das noivas fazem... Algumas usam o chá de lingerie pra fazer uma espécie de despedida de solteira... outros casais acabam optando pelos sites que oferecem listas de presentes que incluem até cotas para a viagem de lua de mel, enfim! Sempre fazem alguma coisa.
Problema resolvido então? Não! Mais dúvidas:
Fazendo o chá, eu "posso exigir" que a pessoa compre o presente em uma determinada loja?
É que algumas lojas não trocam o item mesmo com apresentação de nota fiscal, e além disso eu não quero correr o risco de ganhar itens que eu já tenho.

Outra coisa, penso que se eu fizer o chá, e chamar a maioria das pessoas que tem na lista de convidados (porque posso fazer o chá de casa que inclui itens do bar, e convidar homens também), vai dar no mesmo que fazer uma recepção no casamento. Sim, porque esse mundo de gente tem que comer, beber e se divertir no chá né?

Ai pessoal, a vida é engraçada viu! Nessas horas só lembro de Luizão dizendo:
"É por isso que dizem só se casa uma vez na vida e é pra durar pra sempre. Com o trabalho que dá, quem é doido de casar duas vezes?"

Pois é isso. O "drama" da vez é o chá. Resolvendo o que fazer eu venho aqui contar pra vocês.

Só queria aproveitar e mandar um beijo especial para a minha dinda Cláudia, que faz aniversário hoje e tá comigo o tempo todo nos preparativos do casório. BEIJO DINDA!

Até mais!







12 comentários:

  1. Talvez vc não tenha percebido que o chá é uma confraternização, não arrecadação de presentes. O que você vai gastar para dar de comer e beber às pessoas no chá, vc mesma compraria as coisas... imagine aí, uma garrafa de moscatel serve 2 a 3 pessoas, cada pessoa come em média de 10 a 18 petit fours... eheheh, então é melhor encarar como uma confraternização, faz parte dos ritos do final da vida de solteira.

    ResponderExcluir
  2. ° ain amiga, como é mesmo complicado..e tantas dúvidas, tem tantos lados e opções a se pensar...
    aqui, eu fiquei com a mesma dúvida q vc, não vou mentir rsrsrs

    Acho legal a despedida de solteiro, porém, acho legal tbm o lance de chamar os homens, assim não fica coisa de Lulu ;)
    Quanto às lojas e listas...sei não rs

    Bju, e conte oq decidiu, nesse ítem vou ficar calada, rs

    ResponderExcluir
  3. Agradeço os comentários, mas só queria lembrar que não vejo o chá como uma oportunidade de arrecadar presentes. Inclusive essa é uma das duvidas quando digo que tenho medo de a pessoa se sentir "obrigada". Pensei também que o valor que gastaria com o chá eu poderia comprar as coisas, mas eu não teria esse momento de confraternização. O post foi feito justamente pela minha dificuldade, se fosse fácil, eu faria um post falando sobre isso.
    Agradeço os comentários, todo o aprendizado é válido.

    ResponderExcluir
  4. ah e do mais... bom, vc pode sugerir listas e lojas mas obrigar não né... e eu não sei bem como são as coisas mas eu não me sentiria constrangido em dar um presente no chá e não da presente de casamento, acho que tudo faz parte de um mesmo contexto... vou pesquisar a esse respeito, vou ver se gera um post po meu blog

    ResponderExcluir
  5. É isso Rapha, também tenho pesquisado e assim que encontrar a solução mais indicada para o meu caso eu coloco aqui.
    Vou procurar saber com a minha cerimonialista também.

    ResponderExcluir
  6. Bom, antigamente o chá era uma surpresa organizada pelas amigas/madrinhas da noiva.Depois começaram a surgir as listas de todos os jeitos virtuais, nas lojas... Acho legal a noiva fazer lista, pois isso ajuda os convidados a escolherem os presentes, e cada um fica a vontade para escolher o que cabe no seu bolso. Mas acho que cada um deve ficar à vontade para escolher onde comprar. Em relação à confraternização pode-se arrumar uma maneira mais em conta de receber os amigos. O que vale mesmo é a confraternização.

    ResponderExcluir
  7. Oi Tal,obrigada pelo seu comentário!
    Pois eh, umas amigas me disseram de um pão de metro que vende aqui e me sugeriram fazer uma tarde de tortas e sucos onde cada uma pode trazer alguma coisa. Vou pensar direitinho em alguma coisa e qualquer coisa eu te peço ajuda viu!

    ResponderExcluir
  8. Preparativos de casamento... não tenho boas lembranças. Vc lembra né? Antecipamos nossa festa em quatro meses e ai ferrou tudo! O problema é que demos muito azar com os profissionais contratados e o casamento ficou amador. Acho que vc lembra quem são as pessoas (que apesar do nome tradicional em Conquista não são confiáveis). Mas apesar dos atrasos a festa foi legal e nos divertimos muito. Inesquecível... Pelo que vi vc está bem assessorada e vai dar tudo certo. Fique tranquila pq vai conseguir fazer uma festa legal sem gastar muito. Com certeza vai ser divertida e inesquecível. Só um conselho: não desiste de fazer, ainda que seja algo pequeno.
    Beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. minha dinda,obrigada pelos parabens!!
    eu acho que o chá de lingerie é algo que as amigas mais intimas fazem,vc nao toma pertido p não ter que se desculpar por não convidar alguem...(pode ser feito num barzinho onde a conta é "rachada")essa lista não lhe pertence",rsrsrsrsrs.
    Quanto ao cha de cozinha,não é p todos os convidados do casamento,é uma coisa mais pros familiares e "colegas",não precisa ser muita coisa...o sanduiche de metro e tortas,seria ótimo,à tarde com refrigerantes,sucos e cafés...nada de cerveja,rsrsrsrs,para nao ser uma coisa demorada e cara!!afinal,vc tem um CASAMENTO pela frente!!!
    espero que todos entendam!!!
    beijos,te amo minha Dinda.

    ResponderExcluir
  10. UMA SEMANA SEM NOVIDADES!?RSRSRS
    'bora,bora,bora'...rsrsrs

    ResponderExcluir